A Arte do Kitchari para a Saúde Integral

Kitchari é a base da milenar culinária ayurvédica, utilizada para equilibrar a homeostase do paciente. Assim como a própria Ayurveda, uma medicina aberta para mudanças, o Kitchari é multi-facetária. A base da receita tradicional são partes iguais de arroz e feijão mungo (lentilha amarela ou vermelha) que promove uma combinação de fácil digestibilidade, desintoxicação e nutrição ao mesmo tempo. A cúrcuma sempre estará presente pois ela é o carro chefe dos antixoxidantes e antiinflamatórios, promove bom Agni, além de equilibrar todos os doshas simultaneamente. A partir da base você pode criar sua própria receita com os determinados óleos, temperos e vegetais indicados para a sua constituição, e por isso o sabor e funções variam. Se feito com ghee ou óleo de gergelim, temperos quentes como o cominho, ajwain e vegetais com elemento terra encontradas na cenoura, batata doce, abóbora, você está promovendo nutrição para o dosha Vata, que é puro ar e éter e precisa de um pouco mais de peso. Se feito com óleo de coco, temperos frios como a semente de coentro, erva doce, e com vegetais frios como a couve, aipo, abobrinha estaremos desinflamando e equilibrando o dosha Pitta. Óleo de mostarda, temperos como gengibre, pimenta caiena, cravo-da-índia, folhas de curry, feno-grego e vegetais como brócolis, couve flor e outros com elemento rajásicos irão tirar a estagnação natural do dosha Kapha que é terra e água por natureza. E isso são só exemplos que podem variar. Kapha também pode utilizar outros grãos como a quinoa, que pode ser usado ao invés de arroz, por ser mais leve e mais fibroso. Amaranto pode ser utilizado para o Vata com digestão fraca, assim como a lentilha amarela e assim por diante. Basta identificar os elementos terra, água, fogo, ar e éter nos alimentos e em você mesmo para saber quais deverão ser utilizados. A regra é simples: similar aumenta similar. Quando o indivíduo Pitta consome alimentos picantes, significa que o elemento fogo em si mesmo irá aumentar e potencialmente acabar queimando. Doenças inflamatórias são causadas por excesso de acidose e com o kitchari é muito fácil neutralizar, dosando a sua medicação através dos elementos utilizados – e isso é algo fascinante. A Ayurveda é uma ciência elucidativa.

Para o indivíduo Kapha em desequilíbrio pouco elemento terra (como alimentos de origem animal até certos vegetais de raiz) deve ser utilizado e para o Vata, mínimo ar possível (pense em couve-flor e pimenta). Fazer kitchari fica ainda mais interessante quando na presença de doshas duplos, e perceber qual vikriti (desequilíbrio) está mais acentuado para então determinar os ingredientes do dia. Isso significa prestar atenção em como estamos nos sentindo hoje, e não é atoa que a Ayurveda é a ciência da vida.

Kitchari é fácil e prático de fazer porque é tudo feito em uma única panela. Primeiro os temperos serão dourados no óleo da sua escolha para liberar seus aromas e propriedades. Assim que dourar, adicione a cúrcuma e em seguida os grãos e a leguminosa de sua escolha, torrando um pouco para aumentar o elemento Pitta e a digestibilidade. Em seguida coloque a água e ferva em fogo médio, mexendo de vez em vez por 20-25 minutos. Kitchari pode ser consumido com saladas de acordo com a constituição da pessoa, se em equilíbrio ou não, e um molho leve de iogurte, iogurte de coco ou de amêndoas fermentadas, que é a minha escolha pessoal. É uma combinação equilibrada e quiçá completa, com todos os sabores indispensáveis que são o doce, salgado, azedo, amargo, adstringente, pungente. Não sou particularmente a favor do consumo de produtos de origem animal, principalmente no Brasil pela adição de hormônios, antibióticos e claro, pela energia densa devido à formas brutais como os animais são tratados. Se for utilizar o ghee, que seja de origem orgânica e ética para que as propriedades curativas não sejam anuladas. Kitchari pode ser consumido todos os dias, e através da arte do preparo você será o seu próprio médico. 

Obs: Aqueles que se consultam comigo recebem receita personalizada do Kitchari de acordo com seus desequilíbrios (vikriti). 

Namastê. 

 

alquimia ayurvédica <3