Cuidados Ayurvédicos com o coração em tempos de crise…

De acordo com a Ayurveda, o coração é o sítio do prana, Ojas (energia vital) e da mente. Charaka Samhita, o antigo sábio menciona nos textos que para proteger o coração, é preciso evitar o stress mental e instabilidade. Um grande desafio nos dias de hoje. 

Anahata Chakra, o chakra do coração, está relacionado à energia Pitta (fogo), e se desequilibra quando não encontra o seu “verdadeiro chamado”. Como estamos sendo chamados coletivamente para o despertar de consciência, muitos começam a sentir a necessidade de iniciar novos caminhos. Medite. 

Equilibre-se: a prática de Ahimsa, a não violência é uma das mais poderosas. Evite emanações de ódio e repúdio a quem quer que seja pra conservar energia vital. Controle os órgãos sensoriais evitando excessos de alimentos (especialmente os gordurosos, se você passa muito tempo dentro de casa!), mídias sociais, Netflix. 

Caminhe, se exercite ao máximo. Faça Yoga (12 ciclos de Surya Namaskar incluíndo 15 minutos de Savasana), logo em seguida medite ou apenas procure sentar e se concentrar na respiração por mais 15 minutos.